Biomassa de Banana Verde




E dia desses, eu testei mais uma novidade do mundo culinário saudável...rs... A biomassa de banana verde!

Pesquisei pela internet e tem muita matéria sobre ela!


A biomassa é um purê obtido das bananas verdes. O gosto é bem suave e por isso ela pode ser usada em receitas salgadas e doces (pães, doces, massas, molhos, geléias, etc). 

Porém devemos usar a banana não climatizada, pois todas as bananas que são vendidas comercialmente passam por um processo chamado aclimatação (são colocadas em uma espécie de estufa para acelerar o processo de amadurecimento). 

Essas bananas não servem para a biomassa. Sendo assim, o correto é você procurar a banana verde “de verdade”, isto é, aquela que foi retirada do cacho e foi diretamente para sua casa.

As minhas vieram daqui...




Vou reproduzir abaixo o texto que mais detalhou a biomassa de banana verde e ele veio do Blog Barra de Cereal (que é muito legal também e eu adoro!)

SUPER SAUDÁVEL
- A biomassa é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta um teor excelente de amido resistente, que tem ação semelhante a das fibras. Por ser resistente, ele não é digerido e nem absorvido.
- No intestino, a biomassa é utilizada por bactérias boas do nosso organismos, chamadas de probióticos, como uma fonte de energia, mantendo assim a integridade da mucosa intestinal, que é responsável pela absorção dos nutrientes e barreira entre o meio externo e meio interno.
- A biomassa auxilia no funcionamento intestinal, agindo na prevenção e tratamento de quadros como diarreia, constipação, prevenção de doenças como câncer, obesidade, colesterol e triglicerídeos alterados e diabetes.
- É rica em vitaminas como A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio, potássio e sódio.


8 BENEFÍCIOS DA BIOMASSA:
1 - Melhora o funcionamento do intestino
2 - Recupera a microbiota intestinal, melhorando o sistema imunológico.
3 - Por ser rica em fibra é capaz de promover saciedade sendo aliada do tratamento para obesidade.
4 - Reduz a absorção de gordura da dieta.
5 - Reduz a absorção de glicose da dieta.
6 - Na culinária pode substituir o leite condensado, creme de leite, maionese porque, ela funciona como um espessante.
7 - Nas preparações sem glúten, ela melhora a textura deixando as preparações mais macias.
8 - Fonte de vitaminas antioxidantes e minerais que contribuem para a saúde óssea e também contração muscular.
AMIGA DA DIETA
Por ser uma excelente fonte de fibras, melhora o funcionamento do intestino, reduzindo assim reabsorção de hormônios e toxinas diretamente ligados ao acúmulo de gordura. Promove saciedade, fazendo com que a pessoa consuma menos alimentos e também inibe a absorção de gordura e açúcar da alimentação, sendo uma aliada no processo de emagrecimento.
INDICADA PARA QUEM TEM RESTRIÇÃO ALIMENTAR
Por auxiliar na recuperação da saúde intestinal e impedir a absorção de gordura e açúcar na dieta, a biomassa é indicada para quem tem restrições alimentares como intolerância ao glúten, à lactose, possui diabetes ou alergias alimentares. Recuperando a saúde intestinal, o organismo fica mais protegido e mais fortalecido para a digestão de alimentos permitidos, reduzindo os sintomas da intolerância.
PARA TODAS AS IDADES
A biomassa pode ser consumida para todos, desde crianças, adultos, gestantes, nutrizes e idosos. Não há contraindicação, apenas adequações de consumo diário . É muito benéfica à saúde e deve ser introduzida no dia a dia.
SUGESTÃO DE CONSUMO
De 2 a 4 colheres de sop
a por dia.
A receita que eu testei em casa foi essa:

RECEITA DA BIOMASSA
(elaborada pela culinarista Lidiane Barbosa)
Ingredientes
10 bananas nanicas bem verdes
Modo de preparo
- Corte 10 bananas nanicas pela ponta sem deixar aparecer a polpa. Lave-as com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxague bem.
- Ferva água suficiente para cobrir as bananas em uma panela de pressão de 7 litros. Coloque as bananas com casca na água fervente (para criar choque térmico).
- Tampe a panela e conte 8 minutos a partir do início da pressão da panela. Desligue e deixe as bananas cozinhando até o vapor escapar ou até 20 minutos de cocção.
- Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela.
- Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador ou liquidificador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar.
- Triture a polpa até ficar homogênea, adicionando água mineral suficiente para deixar virar um creme.
- Se não for utilizar imediatamente, guarde na geladeira por até 5 dias ou congele por até 3 meses em vasilhas de vidro ou na vasilha de gelo (tem de ser de plástico duro e novo, sem ranhuras para não haver contaminação de derivados de plástico ou micro-organismos).
DICAS IMPORTANTES
1 – Cuidado para não queimar o liquidificador: como é uma massa pesada, a dica é colocar junto com 5 bananas no liquidificador pelo menos 100ml de água mineral.
2 – Colocar para congelar em porções suficientes para acrescentar nas preparações. Para descongelar, utilizar um pouco de água para dissolver em panela aquecida em fogo brando.
3 – Para facilitar a limpeza da panela após o processo unte-a antes com óleo com auxílio de um papel toalha e também pode passar óleo após fazer a banana para que o resíduo saia com facilidade.
Enfim, a receita dá um pouco de trabalho, mas vale a pena! Já fiz algumas outras receitas com ela e vou postando assim que der, mas os benefícios da bioamassa são realmente muito importantes e vale a pena fazer.
Ela também já é vendida em lojas de produtos naturais em forma de massa e farinha para quem não tem como fazer.
Beijos!

2 comentários: