Pipoca doce de panela "saudável"

Não sei vocês, mas sou loucamente apaixonada por pipoca doce! 

Sim, doce! A salgada nem ligo tanto, mas a bendita docinha.... Me traz recordações de infância, pois minha mãe sempre fazia para nós.

Gosto daquelas de cinema também, mas normalmente passo mal com elas. Não me perguntem o porquê, mas evito comer por conta disso.

Outro dia perguntei para minha mãe como era a receita dela de panela e lá fui eu para a cozinha testar uma versão um pouco mais saudável.



Essa receita é assim:

2 xícaras de café de milho para pipoca
2 xícaras de café de açúcar demerara (já testei o mascavo, mas ficou horrível...rs)
1½  xícara de café de água
½ xícara de café de óleo (use o que vc goste e seja mais saudável)

Coloque todos juntos em uma panela grande, para que os milhos não fiquem um em cima do outro, pois os que ficam para o final acabam queimando (vai por mim..rs).
Deixe ferver e dê uma mexida enquanto não estouram para misturar bem.
Quando começar a estourar não mexam na panela, pois quando você balança a panela alguns milhos vão para a parte de cima e deixam de estourar.
Quando ouvir que os estouros diminuíram, pode tirar do fogo porque senão as pipocas do fundo acabam queimando também por conta do açúcar.
Disponha numa assadeira e tomem cuidado, porque é muito quente! 
Elas normalmente esfriam mais rápido assim.

É totalmente saudável? Não!
É uma versão melhorada daquela que vai o açúcar branco.

A vantagem de usar o demerara é que os valores nutricionais dele são muito próximos ao mascavo. E ele não altera o sabor dos alimentos.

Seu único inconveniente é ter os grãos grandes e de difícil dissolução, mas você pode triturar ele antes do uso em um liquidificador ou processador. Neste caso da pipoca não precisou.

O poder adoçante do açúcar demerara é menor que o do açúcar branco, mas usei a mesma quantidade que a receita original pedia do açúcar branco e ficou uma delícia do mesmo jeito.

Lembrando que todo tipo de açúcar engorda. O demerara ou o mascavo possuem 376 calorias em 100 gramas. Contra 387 calorias da mesma quantidade para o açúcar branco. A diferença é pequena, porém o açúcar branco como todos sabemos, passa por refinamento e recebe inúmeros aditivos químicos sendo super prejudicial à saúde.

Eu acredito que todos podemos dar uma abusadinha de vez em quando.

Não concordo em tirar completamente do plano alimentar o doce, a menos claro, que seja por algum problema de saúde. E é lógico que não faço isso todo dia, muito menos toda semana. Mas de vez em quando eu faço sim!

Testem e depois venham me contar o que acharam!

Beijos




Um comentário:

  1. Não gostei! Positivo:Fica bem crocante . Negativo: o fundo da panela invariavelmente queima e as pipocas de baixo ficam amargas. As pipocas ficam com muito caroços por dentro.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.