Suco verde e dicas para facilitar o preparo

Assim como muita gente, às vezes eu ficava com preguiça de fazer alguns pratos ou simplesmente a correria daquele dia não dava tempo mesmo de preparar algo melhor. 


Daí acabamos optando por algo mais rápido e nem tanto saudável às vezes, não é?

Mas desde que comecei a me organizar na cozinha, separar as porções, organizar em potinhos as compras das farinhas, chias, goji berry e outros, facilitou e muito a minha vida!

Aqui em casa, fazemos o suco verde todas a manhãs, mas confesso que ficamos com muita preguiça de vez em quando. Fora quando, naquele dia em que precisamos dos ingredientes, como a couve por exemplo, não a achamos em quitanda ou mercado algum...rs

Comentando sobre isso com a nossa nutri linda colaboradora do blog Beatriz Zini ela deu uma super dica para facilitar que ela passa para os pacientes dela também.

Separar em saquinhos a quantidade necessária para fazer um suco verde. Porém, utilize esses saquinhos que compramos em rolo, não os saquinhos já usados pois pode haver contaminação ou use aqueles sacos com fechamento hermético.

Vamos primeiro às duas receitas que ela indica:

SUCO VERDE
- 1 folha de couve
- 1/2 unidade de pepino japonês (se não for orgânico, retire a casca)
- 1 fatia de abacaxi
- 1/2 limão espremido
- 1 fatia grossa de gengibre (cerca de 2cm)
- 1/4 de maço de hortelã
- 1 cs de chia hidratada
- 200ml de água mineral ou água de coco natural

VITAMINA VERDE
- 1 folha de couve
- 1 banana prata
- 1/2 limão espremido
- 1 fatia grossa de gengibre (cerca de 2cm)
- 1 cs de linhaça hidratada
- 200ml de água mineral ou água de coco natural

Nas duas receitas, bata todos os ingredientes e tome sem coar.


Daí você tem duas opções para já deixar organizado e agilizar na hora de fazer: congelar ou manter na geladeira.

Se optar por manter na geladeira, faça apenas 3 porções para utilizar, mais tempo que isso não vai ficar legal ok?

E se for congelar, ela dura por um mês tranquilamente, mas com certeza você vai usá-la antes disso..rs

Olha como é fácil...




Considerações super importantes para o preparo:

* Quando for colocar a couve, retire o talo da mesma para não atrapalhar a absorção dos minerais presentes no suco.

* Eu deixei de fora da porção na primeira receita, o limão (espremo na hora), a chia e a água.

* Na segunda receita, se for congelar, quando colocar a banana, esprema o suco do limão nela para que ela dure mais. Também não coloquei a linhaça hidratada e a água. Mas se deixar na geladeira, coloque a banana, linhaça e água na hora de fazer.

* Feche bem os saquinhos, tirando todo o ar. 

* Você também pode preparar a noite e deixar no saquinho ou no liquidificador mesmo para usar no dia seguinte. Essa seria a melhor opção!

* Tem quem faça a couve batida e já congela ela em porções, mas segundo a nutricionista, neste caso você estará passando a couve por dois processamentos, um para congelar e outro na hora de usar, diminuindo seus nutrientes. Por isso ela aconselha congelar a folha da couve mesmo (sem o talo).


Nessas duas receitas do suco utilizamos a chia ou a linhaça, mas aí é que vem outro detalhe importantíssimo segundo a Beatriz.

Esses dois ingredientes precisam ser hidratados, pois quando o fazemos, melhoramos a absorção dos nutrientes da semente, principalmente o ômega 3.

Você pode hidratar na hora de usar, mas também pode deixar na geladeira num recipiente de vidro as sementes já hidratadas e usar em diversas receitas além do suco.

Eu coloquei uma colher de sobremesa para 3 colheres de sobremesa de água. Essa quantidade quando estiver hidratada vai equivaler a uma colher de sopa. Você pode colocar a quantidade usada para uma semana e deixar na geladeira.




Como minhas manhãs são super corridas, porque além de mim e do marido, tenho que alimentar mais duas "draguinhas", optei essa semana por me organizar dessa maneira. Congelei uma parte e deixei três saquinhos para usá-los essa semana.

Estou compartilhando com vocês essa dica, pois pode ser útil para quem sai bem cedo também, ganhando tempo no preparo, espantando a preguiça e ainda vai continuar se alimentando corretamente pela manhã.

Espero ter ajudado! 

Se fizerem voltem para contar se facilitou ou marque o blog no instagram ou facebook.

Beijinhos ;)








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.