Como montar uma lancheira saudável




Já postei uma vez sobre o documentário Muito além do peso e se você realmente assisti-lo irá ver com outros olhos a alimentação e nutrição infantil.

Este documentário mostra os números reais e alarmantes de obesidade e de doenças infantis em nosso país.

E como tudo na vida tem uma causa, certamente esses números se agravaram com os hábitos alimentares e sedentarismo do brasileiro nas últimas décadas.

Daí vem o questionamento do que devemos fazer: é isso que quero para meus filhos? quero vê-lo desenvolver alguma doença ao longo da vida que seja fruto desses maus hábitos?

NÓS, PAIS, SOMOS O EXEMPLO DOS NOSSOS FILHOS!

Eu sou uma pessoa que acredito que tudo em exagero faz mal e que não podemos ser neuróticos ao extremo. Tem que haver sempre o bom senso!

Já comentei com vocês isso, minhas filhas comem de tudo, não as proíbo de nada, mas durante a semana tentamos ao máximo nos alimentar corretamente.

Mas, nada adianta você pedir para o seu filho comer frutas se você não come, de fazê-lo entrar em uma dieta e comer guloseimas perto dele, então cuidado!

Iniciamos um novo ano e algumas crianças até já voltaram as aulas, pensando nisso, conversei com a Beatriz Zini nutricionista das minhas filhas (Nutri na colher) e pedi que ela me ajudasse numa postagem bem bacana com algumas dicas como montar uma lancheira saudável.

Vamos lá? 

A sugestão da Beatriz para a lancheira é:



"Na hora de preparar a lancheira das crianças, procure fazer combinações de alimentos para que o lanche se torne completo. 

Uma dica que facilita bastante é criar combinações com pelo menos 3 grupos de alimentos diferentes como:

Grupo 1 : Cereais Integrais - Principal para fornecer energia!
Exemplos: Pão ou bisnaguinha integral, Biscoitos sem recheio integrais, Bolo caseiro simples sem cobertura com farinha integral.

Grupo 2: Leites e derivados - Importante como fonte de proteína e minerais!
Exemplos: Iogurtes, Queijos magros, Creme de Ricota, Queijo Cottage ou Requeijão.

Grupo 3: Frutas - Rico em fibras e vitaminas!
De preferência de maneira que seja fácil da criança consumir, por exemplo: frutas picadas (já mandei manga, melão, mamão, melancia e outros) ou uva sem semente, tangerina, banana, maçã e etc. 

Dependendo da aceitação da criança você também pode incluir alimentos como verduras e legumes na forma de aperitivos como palitinhos de cenoura e pepino, tomatinho cereja e queijo branco ou até rechear o sanduíche com patês de cenoura ou beterraba, enfim, dá para usar a imaginação e criar diversas combinações super nutritivas! 



O mais importante é fugir dos industrializados com alimentos de verdade tornando o lanche o mais saudável possível!"

Aqui estão algumas idéias de lanche para inspirar as mamães:






Além das sugestões da nutricionista, deixo pra vocês algumas lancheiras que montei ano passado tanto para colégio como para passeios:

1-  Cookies (tem receita em posts anteriores) e lanchinho de pão integral com cottage, cenoura, alface, tomate e peito de peru (não uso com frequência, mas de vez em quando libero):




2-Morangos, cranberry,  lanche de pão integral com queijo branco, biscoitinhos de arroz e na garrafinha tem água de coco:



3- Pão integral com creme de ricota, biscoitos de polvilho integral e morangos:



No blog tem várias receitas que dá para fazer e adaptar no lanche da criança.

Para cortar os pães ou bolo use aqueles cortadores de bolacha que estimulam a criança a querer comer. 

Sim, aqui também uso desses "artifícios" porque minha casa é normal, não é sempre que consigo convencer a comer tudo o que faço (gostaria que fosse 100%, mas não, não é) e principalmente a pequena acaba me dando um pouco mais de trabalho, fase de idade, mas enfim, estamos em 85% então já fico feliz com cada nova conquista! rs

Lembrando que as quantidades e o que comer está de acordo com o que costumo dar para as meninas e com o rotina alimentar delas elaborado pela Beatriz.

Por isso sempre repito: é muito importante consultar um nutricionista para que ele monte um cardápio que satisfaça você e seus filhos.

Muito bom né? 

Espero que tenham gostado!

Beijinhos

2 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.