As 5 dúvidas mais comuns sobre a famosa pasta de amendoim

Será que o creme de amendoim é isso tudo? 
Pode substituir a manteiga? Emagrece? 
É saudável? Tem muita fibra? 
E proteína? E o triptofano?





Essas e tantas outras dúvidas são comuns e o blog perguntou algumas delas para a nutricionista Carolina Chuichmam.

Repasso abaixo as respostas dessa profissional querida:

"Bem, minha gente, emagrecer é uma questão de gastar mais e consumir menos. É totalmente possível comer manteiga (ou creme) de amendoim e emagrecer, tudo depende da quantidade e em qual contexto da alimentação esse creme de amendoim será consumido. Por isso, aquela dica antiga: converse com a nutricionista!

1- Pode substituir a manteiga?
Você pode tudo! O importante é saber fazer! 
A manteiga é uma fonte de gordura, assim como o creme de amendoim também é (para cada colher de sopa, são mais ou menos 8g de gordura, em ambos). 
A questão é que a manteiga não tem açúcar, enquanto a maioria dos cremes de amendoim tem (atenção, eu falei a maioria, alguns não tem!). 
Mas de maneira geral, pode ser substituído sim – desde que você trabalhe dentro de quantidades similares. Não adianta ignorar a manteiga e passar um mundo de creme de amendoim!

2- É saudável?
Apesar de muitos terem medo de consumir o creme de amendoim por ser um ingrediente calórico, a pasta integral de amendoim é um alimento saudável, pois concentra as gorduras boas do amendoim. Gorduras essas que são fundamental e indispensável para nosso metabolismo, células, cérebro, hormônios. 

3- Tem proteína?
O creme de amendoim é uma ótima fonte de proteína, essa gordura aliada ao teor proteico é interessante pois, consegue estimular a sensação de saciedade, de maneira neuroendócrina, direto no intestino, com regulação hormonal, conversando com nosso cérebro, nos deixando satisfeitos por muito mais tempo.

Mas, claro que não dá para sentar na frente do sofá e comer um pote de creme na colherinha e achar que tá linda, tá saudável, né?

O ideal é optar pela pasta de amendoim integral sem açúcar
Devemos nos atentar também que existem manteigas de amendoim nada saudáveis, que contém muito açúcar refinado, além de serem adicionadas óleos e outros ingredientes que prejudicam a saúde. 
E que não tem necessidade nenhuma de estarem ali, pois o próprio amendoim possui seu óleo e se processado não tem necessidade de se acrescentar mais nada.

4- Posso consumir todos os dias?
Sim, dá pra comer todo dia um pouquinho e ter saúde, peso controlado e uma excelente dose de humor!

Tudo isso porque o amendoim é rico em vitamina B6 e magnésio, nutrientes importantes para a conversão de triptofano em serotonina
Este último, um neurotransmissor que tem dentre várias funções, o principal de regular nosso humor. 

5- Mas e a aflatoxina?
A aflatoxina é um metabólito produzido por algumas cepas de fungos da espécie Aspergillus. Esses fungos se desenvolvem não só no amendoim, mas no milho, feijão, arroz, trigo, cana, etc. 
A aflatoxina tem uma alta toxicidade e várias espécies (sobretudo a espécie humana) são sensíveis aos efeitos agudos, tóxicos deste metabólito. Os efeitos são mutagênicos, carcinogênicos e teratogênicos, e o orgão mais atacado é o fígado – geralmente através de desenvolvimento de carcinomas. 
Essa relação entre câncer hepático e aflatoxina já foi demonstrada em estudos experimentais e epidemiológicos, e pode ser amplamente encontrado nas bases de buscas científicas. 

A contaminação do amendoim pela aflatoxina acontece principalmente no período pós colheita, sob más condições de armazenamento. Por ser um fungo dependente de umidade, a colheita e o estoque devem ser preparados para evitar essa situação. 

A ANVISA regulamenta essa exposição do amendoim (e outros produtos) ao fungo e a aflatoxina e a ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) tem um selo chamado "Pró Amendoim" que auto regula a produção e distribuição. 

O importante é procurar produtos com rastreabilidade, que garantam a qualidade da matéria prima.



Portanto pessoal, fica a dica de SEMPRE procurar um nutricionista para saber qual deve ser a sua rotina alimentar e saber qual o alimento que pode ser encaixado nela.

Não adianta copiar a do(a) amigo(a) porque nossos corpos possuem necessidades diferentes e para que cada um consiga chegar num resultado ideal, essa rotina deve ser individualizada e feita para você.

A pasta ou creme de amendoim pode ser consumida a partir dos 2 anos.

Aqui eu envio na lancheira delas de vez em quando para ajudar a dar energia para que brinquem bastante na escola mas com indicação da nutricionista delas.

Se quiserem receitas para utilizar a pasta ou creme de amendoim, coloque na busca do blog que irão encontrar algumas, inclusive um bolo que substituo a manteiga por ele.

Espero que tenham gostado!

Um beijo

Camila Signorini



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.