Benefícios da Chia




Essa sementinha é a sensação do momento para os amantes e praticantes de uma vida saudável. 

Além de ser rica em vários nutrientes, a Chia:

- Tem ação anti-inflamatória
- Tem ação antioxidante
- Contribui com o controle do diabetes
- Auxilia no emagrecimento ou na manutenção de peso
- Reduz o risco de doenças cardiovasculares
- Combate a constipação 
- Controla a pressão arterial
-Ajuda a melhorar a resistência e rendimento de atletas


A chia pode ser encontrada de várias formas:

- Grãos (sementes ao natural): Preserva as propriedades nutricionais mais intactas. Pode ser incluindo em preparos de pratos, sucos, saladas etc.

- Óleo: Os ácidos graxos ômega 3 e 6 são preservados, no entanto o teor de fibras fica comprometido. É uma alternativa para temperar a salada ou colocar na sopa.

- Farinha: É o produto final da moagem do grão da chia, fonte de ômega 3, fibras e proteínas.

E ainda, podemos encontrar chia em de flocos e em cápsulas.


Navegando pela internet encontrei uma pesquisa realizada pelo Dr.Giovanni Tosco, achei muito interessante a abordagem dele. Para ver a pesquisa completa clique aqui. 

"A chia é a fonte mais rica de ácidos graxos e antioxidantes naturais disponível como matéria prima para seu uso em alimentos funcionais, nutracêuticos e suplementos dietéticos.

A inigualável estabilidade dos ácidos ômega-3 da chia é o resultado dos antioxidantes naturais que contêm.  A oxidação dos lipídios alimentícios é a maior preocupação tanto para os consumidores como para os fabricantes; se não se controlar a oxidação pode-se produzir sabores estranhos (o típico sabor de pescado) e também favorece o envelhecimento e as enfermidades degenerativas como o câncer, doenças cardiovasculares, cataratas, declínio do sistema imunológico e disfunção cerebral. Os antioxidantes da chia têm uma enorme vantagem sobre todas as demais fontes de ácidos graxos ômega-3. 

A chia pode ser armazenada por anos, sem que se deteriore o sabor, o cheiro e o valor
nutricional. 

Fácil de digerir, a absorção de água na chia é uma ajuda importante para a digestão humana.

A chia também ajuda a regenerar músculos para os atletas e fisioculturistas.

A chia também era usada pelos índios e missionários como emplastro para feridas ocasionadas por armas para evitar infecções e promover a cura. 

Colocando-se uma semente no olho ela o limpará e acabará com a infecção; colocada em queimaduras, na forma de gel, promove uma rápida cura, com cicatriz menor. 

Tem muita coisa que faz, além das apresentadas e também tem benefícios ainda não descobertos. 

 Gel de Chia:



As sementes de chia tem uma capa de gel que protege a semente dos climas áridos e quentes onde são semeadas.

Quando uma colherada de chia é despejada num copo d’água e deixada por 15 minutos, se
formará como uma gelatina sólida. 

Este gel ou gelatina, é criado devido à fibra solúvel que contém.

Pesquisadores acreditam que este mesmo gel é o fenômeno que ocorre no estômago quando a comida contém este tipo de fibra pegajosa conhecida como mucilagem.

O gel criado, quando ingerido, produz uma barreira física, que divide as enzimas digestivas dos carboidratos, isto faz uma lenta conversão de carboidratos em açúcar. Tende a fazer uma digestão lenta e mantém os níveis de açúcar no sangue, a qual pode ser útil na prevenção e controle da diabetes."

A chia pode ser usada em diversas receitas e também pode ser a substituta do ovo.

Para usá-la considere: 1 colher de sopa de chia hidratada = 1 ovo.

Vale lembrar que para mais detalhes de como usar a chia na sua rotina alimentar procurar um nutricionista seria o ideal!

Assim ela entrará em seu plano e trará ainda mais benefícios.

Beijinhos;)


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